Core Energetics

O que é Core Energetics?

“A Core Energetics é um modo de cura que combina trabalho corporal, psicoterapia e processo espiritual, para ativar a maior consciência que reside dentro de uma pessoa, neste sistema próprio chamado NÚCLEO, ou CORE. Ao contrário das terapias psicológicas ou médicas tradicionais, a Core Energetics vê a dimensão espiritual da vida como um componente essencial no processo de cura e crescimento.

A Core Energetics foi desenvolvida por John Pierrakos, MD, que, juntamente com Alexander Lowen, foi co-fundador da Análise Bionenergética. Pierrakos foi aluno de Wilhelm Reich, aluno de Freud. Pierrakos conheceu Reich em Nova York, onde ele tinha ido da Grécia para estudar medicina. John Pierrakos pesquisou a natureza dos campos de energia e energia humana que ele incorporou ao estudo das tradições orientais e uma disciplina espiritual chamada The Pathwork quando criou a Core Energetics.

  O Instituto de Nova York de Core Energetics foi fundado por Pierrakos em 1978 (originalmente chamado de Instituto para a Nova Era) e incorporado em 1983. A maioria das formas de psicoterapia corporal e trabalho transpessoal nos Estados Unidos são informadas pelo trabalho do Dr. Pierrakos.

Core Energetics é uma forma de terapia construída sobre as teorias de Freud, Jung e Wilhelm Reich, bem como o estudo da física, espiritualidade, teoria dos chakras e desenvolvimento humano intrínseco. A primeira técnica de psicoterapia ocidental a combinar psicologia espiritual e física, esta forma única de tratamento é uma técnica extremamente holística e combinada. Core Energetics visa alcançar a cura através de uma integração de todos os aspectos da humanidade – mental, físico, emocional e espiritual.”

(Traduzido com a a autorização de Erena Bramos, Psicóloga, Psicoterapeuta, Helper do Pathwork e Supervisora do corpo de professores no Institute of Core Energetics, NY/USA, do site: https://www.erenabramos.com/core-energetics-greece)

Um pouco mais sobre o que é Core Energetics…

“Core Energetics é uma ponte entre psicologia e espiritualidade. É conhecida mundialmente como uma das primeiras abordagens psicoterapêuticas do ocidente a incorporar o aspecto espiritual do ser, a psicologia moderna e a psicoterapia corporal. Esta abordagem é experiencial, dinâmica e frequentemente evoca experiências corporais poderosas através de exercícios físicos, emocionais e espirituais, que tem por objetivo restaurar a integridade energética do seu sistema. O propósito do trabalho é alcançar um senso de autenticidade, enraizamento, poder pessoal e a experiência de viver a vida com o coração aberto. O processo é tanto uma modalidade de cura quanto uma profunda jornada espiritual. É um processo de integração de todas as partes do seu Ser, de todas as camadas da dinâmica energética da consciência que compõe sua presença humana, desde o corpo físico, até a sua essência. Core Energetics é, na realidade, um processo de tornar-se verdadeiramente o Ser Humano que você é…”

O processo terapêutico da Core Energetics pode ser conceitualmente dividido em quatro planos e quatro estágios: Os planos são o corpo físico, as emoções e sentimentos, a mente e a vontade e a alma, o plano espiritual. Os estágios começam com a periferia, o nível exterior da Máscara. Gradualmente a ênfase se desloca para o segundo nível, o Eu Inferior. A liberação dessa energia, curando as distorções básicas de cada pessoa, avança para o centro do Ser, o Eu Superior e então, no quarto estágio a orientação dos dons e talentos dessa Essência abre a revelação do plano/propósito de vida da pessoa. Cada fase do trabalho envolve aspectos cada vez mais profundos de energia e consciência e abrange todos os planos de cada ser. A energia aprisionada no corpo físico pelas nossas defesas como tensões musculares crônicas é o principal campo de trabalho no início do tratamento. O objetivo inicial é soltar os blocos de tecido enrijecidos e elevar a respiração. É o trabalho do corpo, mais que a expressão verbal, que proporciona a abertura para as distorções emocionais e psíquicas que formam os aspectos mais profundos da doença.

 O cliente trabalha com movimentos em várias combinações a partir basicamente de Reich e da Bioenergética e técnicas corporais que foram evoluindo nas últimas décadas, do plano físico aos mais sutis. Em momento nenhum a pessoa é forçada além dos seus limites. Nesse trabalho as emoções geralmente irrompem com espontaneidade. As emoções liberadas vão sendo pouco a pouco compreendidas, ampliando a consciência, escavando os nós inconscientes de sentimentos e pensamentos. A tarefa de compreender como e porque as emoções se tornaram distorcidas.

Enquanto os aspectos físico e emocional do tratamento têm duas metas – explorar o conteúdo inconsciente e expandir a consciência – o foco conceitual da Core Energetics tem outro objetivo: substituir as intenções e conceitos negativos por outros, positivos.

Dizia John Pierrakos, sobre a pratica da Core: “É um trabalho de transmutação, como o dos alquimistas”. E estimulava seus alunos e colegas: “O melhor terapeuta é aquele que pode mudar as crenças e integrar a consciência: ele é um transformador de crenças” Essa matéria é composta de extratos do Livro Energética da Essência (John Pierrakos) e notas da aula que foram feitos por Lúcia Helena, sendo de sua responsabilidade a escolha do material.

(Texto retirado do site citado, e autorizado por Lúcia Helena, Psicoterapeuta Corporal, Pedagoga, Ecóloga e Diretora geral e pedagógica da Rede Brasil Core Energetics http://coreenergetics.org.br/index.php/sobre/ ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *