Sobre Mim

A trajetória profissional foi assim…

Minha busca pela verdade começou em outubro de 2002 quando depois de já estar ativa profissionalmente desde os 16 anos, ter construído alguns bens materiais, ser mãe e ter me formado em turismo, nada me preenchia. Existia um vazio… e o quê mais preenchia meu ser era estar na natureza.

Foi então que decidi sair do grande centro urbano de Brasília e fui morar em uma pequena vila, chamada São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, Brasil.

A estação era de chuva, assim uma boa época para ficar retirada. Nesse período uma querida amiga de minha mãe, emprestou-me um livro: Tantra amor e meditação com autoria do Osho, um mestre indiano, o qual nunca havia ouvido falar.  Esse livro me deu respostas que estava buscando desde a minha adolescência e assim o vazio começou a ser preenchido com esse primeiro passo no caminho.

O primeiro trabalho terapêutico foi uma imersão de 7 dias em 2003, numa fazenda no interior de Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte. Esse trabalho foi indicado pela minha mãe, que também é terapeuta. Nessa imersão descobri o quanto estava afastada de mim e da minha feminilidade.

Outro pequeno passo no caminho.

Logo depois decidi fazer o curso do Eneagrama com Alaor Passos, também indicado pela minha mãe.

Durante o curso do Eneagrama um depoimento tocou-me profundamente, trazendo à minha consciência a memória de um trauma terrível sofrido aos meus 9 anos. E foi assim que Nilda Paes, coordenadora dos cursos de Eneagrama em Brasilia, veio conversar comigo e falar do programa SAT (Seaker after thuth) do Dr. Claudio Naranjo, o qual ela também organizava.

Entrei para a escola e tornei-me aluna do Dr. Claudio em 2006, participei de todos os módulos de imersão de aprofundamento da escola SAT, decidindo fazer a formação para psicoterapeuta após a imersão de aprofundamento do SAT 3. Mais alguns pequenos passos…

Completei os cinco módulos de imersão iniciais e continuei o processo de formação durante 5 anos. Foram 14 módulos de imersão teóricos, didáticos, vivenciais até que me formei Terapeuta da Escola SAT no Brasil sob a Coordenação do Prof. Alaor Passos (in memoriam), com supervisão do Prof. e Dr. Antônio Ferrara, orientada pelo mestre fundador Dr. Claudio Naranjo.

Ao longo dos 7 anos que passei nesta escola colaborei como voluntária nos módulos realizados no Brasil e também do curso introdutório, o Eneagrama: psicologia dos Eneatipos, realizados em Brasília. Fui convidada e trabalhei como assistente de Grazia Ceccini e Alain Vigneau em dois programas de imersão, SATs 2 e 3. Trouxe também o primeiro módulo do trabalho Clown Essencial de Alain para Brasília. Mais alguns passos no caminho…

Tornei-me adepta da meditação Vipassana em 2006, conhecida atualmente como Mindfulness, a qual pratico diariamente desde 2009. Essa prática faz parte das imersões da Escola SAT, pois o Dr. Claudio além de vários títulos, também é um Lama Branco e inclui a Vipassana nos trabalhos da escola.

Com a prática diária da meditação, experienciei mudanças incríveis em meu processo terapêutico, assim decidi aprofundar meu conhecimento e experiência participando do curso MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction (Redução do Estresse Baseada na Mindfulness) oferecido pela Sociedade Vipassana de Brasília com desenvolvimento da plena atenção em 2012.

A meditação tornou-se pra mim a porta de saída dos padrões repetitivos. Aprendi a desenvolver o eu observador e a estar presente cada vez mais.

Essa atenção plena no eu observador que a prática diária proporciona, é uma das chaves para a libertação da identificação com os eus transitórios. Esses eus são os estados mentais, emocionais e físicos que cada pessoa vivência sem se dar conta.

Tendo essa percepção cada vez mais minuciosa com a constância da plena atenção no eu observador, concluí que é possível viver num estado de plenitude que para mim é o tesouro da vida, pois uma de minhas filosofias é ser uma pessoa que busca a humanidade e divindade dentro e fora de mim.

Foi a partir desse estado de consciência plena no aqui e agora que ao final do SAT 3  lembrei-me do meu propósito de vida. Percebi meus dons e talentos que há tanto tempo tenho, mas que não percebia por estar “dormindo”. Esse foi o passo mais importante até hoje.

Após a conclusão da primeira especialização em Gestalt terapia, decidi estudar os ensinos do discípulo do Dr. Wilhelm Reich, o psiquiatra Dr. John Pierrakos, entrando para a formação de Psicoterapia Corporal em Core Energetics dirigida por Lúcia Helena Alencastro pela Rede Brasil Core Energetics.

Hoje continuo no caminho, pois aprendi que um bom psicoterapeuta é aquele que dá continuidade ao seu auto desenvolvimento por toda a vida, aprofundando cada vez mais em si para que assim possa levar o outro para dar o seu mergulho interno.

Atualmente faço a pós graduação em CorePath, que é a união do trabalho de John Pierrakos (Core Energetics) e do trabalho recebido por sua esposa Eva Pierrakos (Pathwork).

Assim continuo dando pequenos e constantes passos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *