Ground é um substantivo da língua inglesa que significa terra, chão, solo, terreno, fundo.
Estar em Grounding é sentir os pés no chão, sentir que está apoiado em suas pernas e que essas sustentam o seu corpo. É ainda andar com passos firmes, sentindo sua respiração, estando em contato com seu corpo e com o mundo.
É estar ciente da sua força interna estando presente com suas sensações corporais e ter a noção correta da sua altura, pois quando estou em grounding percebo que sou muito menor do que muitas vezes imagino ser.
Estar em grounding permite sentir emoções intensas sem sair do contato com a realidade, mesmo que passe por situações fortes, emocionalmente falando, consigo manter a organização interna sem me perder na mente e sem me identificar com o problema, me mantenho centrada e presente no aqui e agora.
Luciana Cavalcante Martins.
Algumas descrições sobre estar em grounding:
- Estar GROUNDED é dizer que uma pessoa está com os pés no chão. A pessoa sabe onde está e sabe “quem é”. A pessoa grounded “tem seu lugar” é “alguém”.Ou, grounded é o contato da pessoa com as realidades básicas de sua existência.
- Estar firmemente plantado na terra, identificado com o corpo, ciente da própria sexualidade, orientado para o prazer e no caminho da evolução espiritual.Contato com a terra e com o cosmos. A espiritualidade sem corpo são apenas idéias.
- Estas qualidades faltam à pessoa que está “suspensa no ar” ou vive só na sua cabeça em vez de estar em cima dos próprios pés.
- O Grounding implica conseguir que a pessoa “deixe acontecer”. O centro da gravidade recai mais embaixo, a pessoa se sente mais perto da terra. O resultado é que “aumenta o seu senso de segurança.”
- A direção Descendente é o caminho para o prazer, da liberação ou descarga.
- A direção Ascendente é o caminho do Ego, da razão.
O trabalho de Grounding consiste em EQUILIBRAR o movimento pendular.
Temos muito medo de cair, medo de falhar, medo de deixar acontecer e de nos entregarmos a nossos sentimentos. Tentamos “segurar a vida” controlando com o pensamento e a vontade.
O Grounding pretende ajudar a pessoa a estar mais conectada com sua natureza animal que inclui a sexualidade. Sentindo-se mais segura, pode permitir-se ser mais espontânea.
O termo Grounding tem o sentido de Enraizamento. Foi mantida a palavra em inglês por ser um termo técnico já integrado à teoria das escolas de psicoterapia corporal.
Odila Weigand – Internl. Trainer Análise Bioenergética
A metáfora de Lowen para o Grounding é a Árvore:
“Quanto à postura ereta dos seres humanos, vale a pena retomar a imagem da árvore. A capacidade de uma árvore se manter de pé depende mais da força de suas raízes do que da rigidez da sua estrutura. De fato, quanto mais rígida for a estrutura, maior o risco da árvore ser derrubada durante uma tempestade. As raízes são importantes para extrair do solo os nutrientes necessários ao crescimento da árvore. O transporte desses nutrientes para as folhas, feito pela seiva, é fundamental para a vida de uma árvore. Mas a seiva também precisa fluir para baixo, em direção às raizes, após ter sido carregada com a energia solar. No homem o fluxo de energia também é ascendente e descendente.”
A. Lowen, A Espiritualidade do Corpo, p. 138.